A Prefeitura de Ipaporanga, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou durante o mês de maio uma série de ações de conscientização nas escolas da rede municipal em apoio à campanha Maio Laranja, que visa o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
As atividades foram desenvolvidas em parceria com a equipe do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) e envolveram momentos lúdicos, rodas de conversa e dinâmicas educativas com alunos, professores e familiares. O objetivo principal foi promover o diálogo aberto sobre o tema, de forma sensível e acessível, contribuindo para a formação de uma cultura de proteção e respeito à infância.
As rodas de conversa com os pais também foram fundamentais para orientar as famílias sobre os sinais de possíveis abusos, bem como sobre os canais de denúncia e os direitos das crianças e adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).