CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 03/04/2024 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Ipaporanga realiza oficina de produção de mudas e plantio de árvores

Em mais uma atividade da programação da Festa Anual das Árvores 2024, a Prefeitura de Ipaporanga realizou uma oficina de produção de mudas e plantio de árvores no Viveiro Municipal, com a participação de estudantes, dos Agentes Jovens Ambientais e também de representantes de órgãos públicos. A ação foi coordenada pelo diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Raul Luar.

#MeioAmbiente 30/03/2024 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Ipaporanga promove mais uma edição da Festa Anual das Árvores

A Prefeitura de Ipaporanga realizará, na próxima semana, a programação especial da Festa Anual das Árvores 2024, que nesta edição trabalhará o tema "Ceará sem fogo: todos juntos contra os incêndios florestais".

As ações de educação ambiental serão promovidas durante toda a semana para conscientizar e sensibilizar a nossa população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida.

A programação é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Governo do Ceará, junto à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Confira o cronograma de atividades que serão realizadas na Festa Anual das Árvores de Ipaporanga 2024:

Dia 01/04/2024 - Segunda-feira

Horário: 08:00h

Atividade: Abertura do evento, seguida de ações promovidas em parceria com as Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Educação (produção de desenho e plantio de árvores na Creche Pequeno Príncipe)

Dia 02/04/2024 - Terça-feira

Horário: 08:00h

Atividade: Oficina de produção de mudas e plantio de árvores na Secretaria de Meio Ambiente/ Viveiro Municipal, localizado na Av. Expedito de Paula Bezerra Nº 55, Bairro São José.

Dia 03/04/2024 - Quarta-feira

Horário: 07:00h

Atividade: Visita de estudantes do 9º ano da EEF. Governador Waldemar de Alcântara à Localidade de Sacos dos Algodões, que teve uma área degradada por incêndios.

Dia 04/04/2024 - Quinta-feira

Horário: 09:00h

Atividade: Palestra voltada a gestores público e agricultores do município sobre os riscos e formas de combate aos incêndios florestais. O evento será realizado no Auditório da Câmara Municipal.

Dia 05/04/2024 - Sexta-feira

Horário: 07:00h

Atividade 1: Exposição de sementes nativas e distribuição de mudas

Local: Galpão da Feira Municipal.

Atividade 2: Exposição de fotos e vídeos sobre árvores doadas pelo Viveiro Municipal.

#MeioAmbiente 12/03/2024 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Ipaporanga entrega uniformes e kits do Programa Agente Jovem Ambiental

A Prefeitura de Ipaporanga, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta terça (12/03), a entrega dos uniformes aos jovens participantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), uma iniciativa viabilizada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) do Governo do Estado do Ceará.

A ação foi promovida pelo coordenador regional do AJA, Gylcifran Resende, juntamente com o titular da Pasta, Éder Pessoa, e o diretor -geral do Meio Ambiente, Raul Luar. Ao todo, 25 jovens que atuam na sede e nos distritos de Ipaporanga receberam o kit, composto por uma garrafinha, um boné, uma sacola, além do uniforme composto por duas camisas (uma de manga longa com proteção UV e outra de manga curta).

O AJA tem como principal objetivo incentivar a participação dos jovens em projetos sustentáveis, promovendo a inclusão social e ambiental, estimulando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, com foco na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O programa também fornece um auxílio de R$200 por mês, curso de formação virtual, seguro acidente e certificado de participação, que será entregue no final do programa.

#MeioAmbiente 04/03/2024 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Ipaporanga promove educação ambiental com visitas ao viveiro de mudas do município

As crianças das turmas de quatro anos da Creche Pequeno Príncipe participaram de uma atividade no Viveiro do município da Prefeitura de Ipaporanga, espaço mantido pela Secretaria de Meio Ambiente.

Os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a nossa natureza e também aprenderam dicas para contribuir com a preservação. Vale destacar que a educação ambiental é essencial para promover bons hábitos e a responsabilidade com o meio ambiente.

#MeioAmbiente 08/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Ipaporanga será contemplada com Central de Resíduos

O município de Ipaporanga ganhará uma Central Municipal de Resíduos (CMR) para dar tratamento adequado ao lixo da cidade. A assinatura da ordem de serviço para início das obras foi realizada nesta quinta (07), durante a Conferência Regional de Resíduos Sólidos, ocorrida na cidade de Crateús.

Vale pontuar que a construção da CMR vai possibilitar o manejo mais eficiente do lixo que é produzido no município, promovendo assim uma melhor destinação dos resíduos.

#MeioAmbiente 22/06/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Ipaporanga recebe capacitação de educação ambiental em resíduos sólidos

Nesta semana, técnicos da educação municipal participaram da capacitação de educação ambiental em resíduos sólidos, ofertada pela Prefeitura de Ipaporanga em parceria com o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região dos Sertões de Crateús 2.

A iniciativa é organizada pela Secretaria do Meio Ambiente com o objetivo de contribuir para o manejo de resíduos sólidos no município.

#MeioAmbiente 05/06/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Ipaporanga realiza ações de conscientização na Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente em Ipaporanga!

A partir desta segunda (05), terá início a programação da Semana do Meio Ambiente, com o tema "A importância da coleta seletiva no dia a dia de todos". Entre as ações, teremos palestras e oficinas promovidas pela Prefeitura de Ipaporanga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Essa é mais uma oportunidade para conscientizar a nossa população sobre os cuidados com o nosso meio ambiente

#MeioAmbiente 11/04/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Inscrições abertas para o Programa Agente Jovem Ambiental

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) está com inscrições abertas até o dia 16 de abril. São 42 vagas para o município de Ipaporanga, e mais 21 vagas para o cadastro de reserva. As inscrições são feitas exclusivamente on-line.

Podem se candidatar jovens entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados ou que tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará.

O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para os jovens em todo o nosso Estado. E essa é mais uma chance imperdível para os jovens ipaporanguenses mostrarem seu potencial. Os selecionados terão direito a um auxílio financeiro mensal de R$ 200,00 além de curso de formação, fardamento, certificado e seguro acidente.

#MeioAmbiente 26/11/2022 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. Reunião do Consórcio de Resíduos Sólidos

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Deusimar Hermínio, e o diretor de Ações Ambientais, Raul Luar, participaram na última terça-feira (22), de uma reunião em Crateús, do consórcio de Resíduos Sólidos Crateús 2, com a presença da Técnica Renata Fontes, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, para organizar a deliberação da reunião dos prefeitos para o mês de dezembro.

#Ipaporanga Mais Forte

#MeioAmbiente 01/09/2022 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. Visita de alunos da creche à Coordenadoria de Meio-Ambiente

O Governo Municipal de Ipaporanga, através Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, recebeu hoje, 31, a visita de 87 alunos, de 04 e 05 anos, da creche Pequeno Príncipe, na sede da Diretoria do Meio Ambiente no viveiro municipal de plantas, onde o Diretor de Ações Ambientais, Raul Luar, a Tecnóloga Ambiental, Marilene Matos, e a Técnica em Agropecuária, Terezinha Marques, explanaram sobre a importância do meio ambiente e sua preservação, ao passo que promoveram a plantação de árvores nativas para contribuir com a redução dos efeitos climáticos

É a Administração Ipaporanga Mais Forte promovendo educação ambiental para que as novas gerações possam também contribuir com o meio ambiente.

#MeioAmbiente 26/07/2022 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. Encontro com jovens sobre a temática do Meio-Ambiente

Na manhã dessa terça-feira (26), a Diretoria de Meio Ambiente recebeu a visita de um grupo de adolescentes da Sede do município, e do distrito de Mulungu, que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do CRAS, que tem como orientadoras, Heveline Muniz e Maria de Jesus, para participarem de um encontro onde a temática discutida foi "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável", ministrada pelos técnicos em agropecuária, Romário Cavalcante, Terezinha Marques e Victória Rodrigues.

O grupo de adolescentes foram recepcionados pelo secretário de agricultura e meio ambiente, Deusimar Hermínio, e o diretor de ações ambientais, Raul Luar.

#Ipaporanga Mais Forte

#MeioAmbiente 24/03/2022 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. FESTA ANUAL DAS ÁRVORES - SEMANA DA ÁRVORE EM IPAPORANGA

O Governo Municipal de Ipaporanga através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e da Diretoria de Meio Ambiente, encerrou nesta quinta-feira (24), a Semana da Árvore, com ações de plantio de diversas mudas de árvores nativas ornamentais no distrito de Água Branca e na localidade de Lagoa do Barro e Mundo Novo, que contou com a participação da comunidade e o apoio dos jovens que fazem o projeto Agente Jovem Ambiental (AJA).

#IpaporangaMaisForte

#FestaAnualDasÁrvores

#www.facebook.com/sema.ceara/

@semaceara

#FAA2022

#MeioAmbiente 06/10/2021 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. ENTREGA DOS KITS AGENTE JOVEM AMBIENTAL (AJA)

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através da Diretoria do Meio Ambiente e parceria com secretaria da juventude, realizou nesta terça-feira (5), a entrega dos kits do Agente Jovem Ambiental (AJA).

O programa tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

#IpaporangaMaisForte

#MeioAmbiente 29/06/2021 GABINETE DO PREFEITO Criação da Área de Proteção Ambiental (APA), do Canion do Rio Poti

O prefeito Amaro Pereira, esteve ontem (28), participando junto com o governador Camilo Santana, deputado Jeová Mota e a secretária especial do governador, Janaína Farias, e demais lideranças, da solenidade de criação da Área de Proteção Ambiental (APA), do Canion do Rio Poti, que engloba o Parque Estadual do Canion Cearense do Rio Poti, nos municípios de Crateús, Ipaporanga e Poranga.

É mais uma importante ação do Governo do Estado que vai, além da preservação de nosso ecossistema, impulsionar o turismo ecológico em nossa região.

#MeioAmbiente 13/04/2021 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. APROVADOS NA ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará divulgou o resultado da avaliação da documentação do Programa Agente Jovem Ambiental. O município de Ipaporanga foi contemplado com 42 vagas, tendo 27 nomes já aprovados na avaliação inicial, e os outros 15 nomes que ainda faltam para preencher o número total de vagas, serão divulgados nos próximos 30 dias, após nova avaliação. Aqueles que ainda não tiveram sua documentação aprovada, acompanhe o site da SEMA, para o novo resultado da avaliação.

Segue o link do site da Secretaria de Meio Ambiente para acompanhar o resultado da avaliação:

https://www.sema.ce.gov.br/resultado-da-analise-da-documentacao/

APROVADOS NA ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL

ANGÉLICA DE SOUSA GOMES SILVA

ANTONIA MICAELE VIEIRA BEZERRA

ANTONIO DIEGO CHAVES CAVALCANTE

ANTONIO HILMACIO BEZERRA DA SILVA

CÍCERO DENNAILSON ALVES BEZERRA

EDUARDA DA SILVA ALMEIDA

EDUARDO DOS SANTOS DO VALE

EMERSON TORRES CARNEIRO

FRANCISCA ELIDIANE FERREIRA LIMA DA SILVA

FRANCISCO JORGE ARAÚJO GOMES

FRANCISCO WELLINTON FERREIRA PEREIRA

GABRIEL LIMA ARAÚJO

GILMAR FAUSTINA DO NASCIMENTO

IARA RODRIGUES ALVES

JOSÉ RIBAMAR RIBEIRO REZENDES

JÚNIOR CARDOSO DOS SANTOS

KAILANE OLIVEIRA PAULA

LELIANE BEZERRA DE OLIVEIRA

MARIA APARECIDA BARBOSA ALVES

MARIA APARECIDA VITURINO BARROS

MARIA TAYNARA SOUZA SILVA

NAIANE CARNEIRO RIBEIRO

NEYARA DE ALMEIDA AMANÇO

PAULA JAMILY GOMES DA SILVA

THAYZA DIOGO VERAS GOMES

VICENTE DE PAULA PAIVA SANTANA

WENDEL ALVES DE SOUSA

#MeioAmbiente 21/10/2019 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. PLANTIO DE MUDAS DE IPÊ NA SEDE DO MUNICÍPIO O Governo Municipal de Ipaporanga - através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - realiza nesta segunda (21) o plantio de mudas de Ipê na Sede do Município.
Vale destacar que a iniciativa atesta o compromisso da Gestão Toinho Contábil em viabilizar a preservação ambiental junto à comunidade ipaporanguense.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais pelo Meio Ambiente.
#MeioAmbiente 09/10/2019 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. ALUNOS DA EEF SANTA RITA DE CÁSSIA PARTICIPAM DE GINCANA ECOLÓGICA A Escola de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia recebeu mais uma etapa das gincanas ecológicas promovidas pelo Governo Municipal de Ipaporanga, através de uma ação intersetorial articulada entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e a Secretaria de Educação. Realizada em todas as unidades escolares da Rede Pública de Ensino, a iniciativa apresenta como principal objetivo o desenvolvimento de uma conscientização coletiva - junto a alunos, professores e demais grupos que integram as comunidades locais - sobre a importância da adoção de medidas preventivas; como a reciclagem; para o estabelecimento de um equilíbrio ambiental.
Vale destacar que os alunos de cada instituição escolar participam de uma grande mobilização, cuja proposta consiste em arrecadar a máxima quantidade possível de garrafas PET. Cabe ressaltar, por sua vez, que os produtos (garrafas PET) recolhidos serão utilizados na confecção de vassouras ecológicas, ratificando mais uma iniciativa da Gestão Toinho Contábil em prol da preservação do Meio Ambiente.
É importante salientar ainda que as atividades foram realizadas nas comunidades do Mulungu (EEF Antônio Lopes Teixeira) e Lagoa do Barro (EEF José Domingos de Morais); à medida que também serão desenvolvidas nas demais unidades de ensino do Município.
#MeioAmbiente 01/08/2019 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. NOTA DE ESCLARECIMENTO SOOBRE A PRÁTICA DE QUEIMADAS O Governo Municipal de Ipaporanga, através da Coordenadoria de Meio Ambiente, informa à comunidade local que a prática contínua de queimadas nas áreas urbanas e rurais configura CRIME AMBIENTAL, de acordo com o Artigo 54 da Lei 9605/98 (Lei Federal de Crimes Ambientais).
Cabe ressaltar que a execução irregular de queimadas ocasiona uma série de transtornos patológicos (doenças) à população; bem como resulta em graves e irreparáveis danos ao meio ambiente. Neste ensejo, é importante salientar que a concerne a cada cidadão ipaporanguense adotar alguns hábitos simples e de grande relevância à preservação ambiental, a exemplo da colocação adequada dos resíduos (lixo) nos pontos de coleta, conforme o cronograma de recolhimento dos veículos apropriados.
Vale destacar, por sua vez, que o flagrante relativo à prática de queimadas acarreta em PRISÃO e MULTA, à medida que decorre em abertura de processo civil penal contra o praticante. Em caso de observância de realização de queimadas, solicitamos que entrem em contato com a Ouvidoria do Município, através da seguinte contato: (88) 997924979.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais pelo Meio Ambiente.
#MeioAmbiente 25/07/2019 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. IPAPORANGA CONQUISTA RESULTADO HISTÓRICO NO IQM (ÍNDICE DE QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE) EM 2019 Ipaporanga obteve mais uma grande conquista na área ambiental. Fruto de um trabalho pautado na conscientização coletiva, bem como na execução de medidas com grande relevância à preservação ambiental - a exemplo da coleta seletiva de resíduos - o município atingiu a nota máxima no IQM (Índice de Qualidade Ambiental) e, a partir de 2020, será contemplado com parte dos 2% do ICMS arrecado pelo Estado do Ceará. Vale destacar que esta bonificação será convertida no ICMS Ecológico, ao passo que será rateada entre os municípios cearenses que atingiram a meta.
É importante salientar que o IQM caracteriza-se como um mecanismo que permite aos municípios receber um repasse orçamentário de até 2% sobre a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Instituído pelo Decreto n° 29.306, de 5 de junho de 2008, o IQM foi recentemente alterado pelo Decreto n° 32.482, de 29 de dezembro de 2017.
Cabe ressaltar que o Formulário de Coleta de Dado relativo a 2019 possui o formato padrão utilizado no IQM, o qual permite que os municípios pontuem - de forma gradativa - até atingir a nota máxima (1,0), conforme os parâmetros de avaliação sejam comprovados. Neste ensejo, deve-se enfatizar que o total de 2% do ICMS arrecadado no Estado será convertido no ICMS Ecológico, que será dividido entre todos os municípios inscritos no processo seletivo do IQM-2018. Esta divisão, por sua vez, ocorrerá de maneira sistemática, de modo que o montante recebido será proporcional à nota alcançada.
O Governo Municipal de Ipaporanga; por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; bem como pela Coordenadoria de Meio Ambiente; participou do atual processo seletivo, atingindo a nota máxima. É necessário evidenciar que, em um intervalo de 03 anos (entre 2017 e 2019), Ipaporanga apresentou um destacado avanço em sua avaliação no IQM (0,3 em 2017 e 2018; e 1,0 em 2019). Desta forma, o município será beneficiado com o maior valor possível dos repasses.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais pelo Meio Ambiente.
#MeioAmbiente 19/07/2019 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE IPAPORANGA PARTICIPA DA I ASSEMBLEIA REGIONAL DO CONSÓRCIO PÚBLICO DE MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS O Governo Municipal de Ipaporanga participou nesta sexta (19) da I Assembleia do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos da Região dos Sertões de Crateús 2.
Cabe ressaltar que a comitiva ipaporanguense presente à ocasião foi constituída pela Vice- Prefeita, Daiana Diogo - a qual representou o chefe do executivo, Toinho Contábil -; bem como pelo Secretário de Governo e Articulação, Cleoto Bezerra; o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Deusimar Hermínio; e o Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Irismar Peres.
Sediado no Auditório da Secretaria de Meio Ambiente de Crateús, o evento contou com a participação de autoridades dos cinco municípios (Ipaporanga, Crateús, Novo Oriente, Independência e Ararendá) que integram o consórcio da Região dos Sertões de Crateús 2. Vale destacar que, na oportunidade, foi realizado o processo eletivo para a escolha dos membros da Diretoria - incluindo o Presidente - da instituição.
Neste ensejo, é importante salientar que o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos caracteriza-se como uma iniciativa fomentada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente - em parceria com as gestões municipais - cujo objetivo compreende a criação de Centrais Municipais de Resíduos (lixões) onde as cidades possam gerir seus resíduos de forma compartilhada.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais pelo Meio Ambiente.
#MeioAmbiente 19/06/2019 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. GESTÃO MUNICIPAL E CATADORES PARTICIPAM DE REUNIÃO DO PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA DE CATADORES EM REDES A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou nesta quarta (19), em parceria com a FASTEC (Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomentação a Pesquisas), a 1ª Reunião do Projeto de Inclusão Social e Produtiva de Catadores em Redes Solidárias no Estado do Ceará. Sediado na Coordenadoria de Meio Ambiente, o evento contou com a participação dos Secretários de Agricultura, Deusimar Hermínio; e de Articulação e Governo, Cleoto Bezerra, bem como do Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Irismar Peres; representantes da FASTEC, Ana Oliveira e Fábia Diógenes; e catadores que atuam na Sede e Zona Rural do Município.
Articulado pelo Governo do Estado, por meio da FASTEC, o Programa de Inclusão Social e Produtiva de Catadores em Redes Solidárias no Ceará tem como objetivo identificar, cadastrar e assessorar os catadores, a fim de promover a formação de associações e cooperativas como estratégia de desenvolvimento econômico e social deste público e, por sua vez, colaborar para a implementação da coleta seletiva local, em concordância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Cabe ressaltar que, na oportunidade, ocorreu a primeira etapa da formação técnica voltada aos profissionais catadores, a qual foi conduzida pela técnica Ana Oliveira. Vale destacar ainda que, neste ensejo, a Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente promoveu o pré-lançamento da Semana alusiva ao Meio Ambiente, cujas atividades serão realizadas entre os dias 24 e 30 de junho.
Governo Municipal de Ipaporanga. Administração Toinho Contábil. Fazendo Mais.
#MeioAmbiente 20/03/2019 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. FESTA ANUAL DAS ÁRVORES
#MeioAmbiente 11/02/2019 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. 1° reunião com os catadores de materiais recicláveis para criação do Núcleo de Coleta Seletiva do Município
#MeioAmbiente 10/10/2018 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. PREFEITURA DE IPAPORANGA CONVIDA O AGRICULTOR DA REGIÃO PARA REUNIÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O Governo Municipal de Ipaporanga, em parceira com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região, promove neste mês reuniões itinerantes de EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO HOMEM DO CAMPO no município.

A iniciativa do COMDEMA propõe levar informações úteis ao trabalhador rural, buscando uma melhoria da relação entre o agricultor e a terra que produz os alimentos para a mesa das famílias do campo e das cidades.

Confira as datas, locais e horários da reunião itinerante:

Dia 14 de outubro, na Lagoa do Barro
Local: Escola José Domingos de Morais, às 9h

Dia 20 de outubro, na Água Branca
Local: Escola Santa Rita de Cássia, às 19h
#MeioAmbiente 21/03/2018 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. I FESTA ANUAL DAS ÁRVORES O Governo Municipal de Ipaporanga, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos iniciou dia 21 de Março a Primeira Festa Anual das Árvores de Ipaporanga, com arborização pelas ruas da cidade, com a presença da Vice - Prefeita Daiana Diogo, Secretário de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Deusimar Herminio, Diretor do Meio Ambiente Irismar Peres, Dona Chaguinha do CONDEMA, Veterinário Dr. Alexandre Júnior.

#MeioAmbiente 06/09/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. POSSE DO CONSELHO
#MeioAmbiente 30/01/2012 SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E RECURSOS HÍDRICOS. MEIO AMBIENTE
www.ipaporanga.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 04:41:58